literatura

Vida acadêmica PPGLIT- Semestre I/2016

Primeiramente #ForaTemer

… Mais um semestre está quase no fim, com seus prazos, mas o semestre não foi só aulas. Além das bancas de defesa dos nossos colegas, houve palestras, aulas com professores convidados…

Para quem não se ligou, o semestre já começou com bastante agito… no finalzinho de Março aconteceu o 20° aniversário do Nelic (Núcleo de estudos literários e culturas), foi um colóquio e tanto: teve apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos do programa que participam desse núcleo, como Raquel Eltermann, Júlia Schutz, GiovanaVettraino, Joaquín Correa;  além de mesas redondas formadas por professores que, ao longo dessa trajetória, articularam sua vida acadêmica e profissional a partir do Nelic, como o caso da profa. Dra. Renata Telles, fez parte no início da vida neliquiana e hoje atua como professora na UFPR; Laíse Bastos, professora da universidade e pesquisadora do núcleo, entre outros.

Em Abril teve lugar duas palestras sobre a relação entre literatura e tecnologia no âmbito latino-americano, organizadas pelo Nupill (Núcleo de pesquisa em informática, literatura e linguística), as palestras foram ministradas pelo Prof. Mario Valencia Cardona, da Universidad del Cauca, que atualmente faz um pós-doutorado no nosso programa.

Já em Maio a UFSC foi o palco da “Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo”. Para a Profª Márcia Ramos de Oliveira (UDESC), “A ‘Semana de Música Popular’ é uma iniciativa de integração dos campos de estudo da História, da Literatura, da Música, da Antropologia, do Teatro e do Cinema, nas pesquisas que têm a canção e a música como forma de reflexão, interpretação de mundo, e referência ao pensamento social, histórico, científico e artístico”. A programação da semana contou com a projeção de filmes, apresentações de trabalho, e a participação da profa. Dra. Tereza Virgínia de Almeida, quem interpretou algumas músicas de Gal Costa.

Além disso, a Navilouca- Representação discente, como informado no começo de Março, já está organizando o V seminário dos alunos da pós-graduação, que acontecerá entre 27 e 29 de setembro. Fiquem de olho, pois logo mais lançaremos a proposta, chamada de resumos, etc…

Além de todas a atividades do nosso programa a UFSC também está sediando o 20° FAM – no Centro de Cultura e eventos (17-24 de Junho). Na abertura do evento teve a apresentação das autoridades presentes e a fala da representante do OcupaMinc Jennifer, quem ressaltou a importância de discutir e ocupar a cidade como um direito em defesa de uma Cultura de e para todos.

Mais informações do Fam:

Famdetodos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s